Criar um Site Grátis Fantástico
Pesca de água doce
Pesca de água doce

 

 

Tabela de Pesca

 

 

Água Doce

ESPÉCIE

ÉPOCA

ISCAS

ANZOL

Acará Ano todo Minhoca, bichinho, macarrão 12/16
Bagre Ano todo Minhoca, fígado, lambari 12 a 2
Carpa Verão Massa, minhoca 8 a 2
Chimboré Verão Minhoca, milho verde 10-14
Curimbatá Verão Massa 10-12
Dourado Verão Colher, tuvira, lambari, rã 1/0-4/0
Lambari Ano todo Minhoca, massa, queijo, siri, bichinho 14-18
Jaú Ano todo Minhocuçu, miúdos de frango, peixe 5/0-10/0
Mandiúva Ano todo Minhoca, lambari 8 a 2
Pacú Verão Massa, milho cozido, mandioca 1/0-4/0
Pintado Ano todo Minhocuçu, peixe, rã 3/0-7/0
Piracanjuba Verão Lambari, massa, mandioca, milho verde 6-2
Pirambeba Ano todo Minhoca, fígado 8-4
Surubim Ano todo Minhoca, rã, minhocuçu 3/0-7/0
Tilápia Ano todo Minhoca, milho verde, capim, bichinho. 10-16

                                                                                                    Fonte: site "Pesca amadora"

Corvinas de Água Doce

 jair_rigotti

Um dos peixes mais procurados em nosso interior paulista é a Corvina de água doce, além de uma carne saborosa também oferece adrenalina ao pescador. Peixe representativo em nossa região podendo ser encontrado em vários pontos do Estado, além do Rio Araguaia, Tocantins e principalmente no Rio Teles Pires.

 

Peixe de corpo alto e comprimido, com perfil superior convexo. Possui boca terminal grande, dotada de pequenos dentes e linha lateral evidente, composta por escamas grandes. Sua nadadeira caudal romboidal e a nadadeira dorsal longa e baixa, ocupando quase toda a região superior do corpo. As nadadeiras dorsais e peitorais são quase transparentes, as demais, opacas em tons de branco ou cinza. A coloração geral do corpo é prateada, com o ventre branco. Uma mancha preta é bem evidente na base das nadadeiras peitorais, atingindo mais de 70 cm de comprimento total.

Espécie de fundo e meia água freqüenta as regiões mais profundas em canais, poços e também dos lagos e reservatórios. Nada em grandes cardumes, na coluna d’água. Em algumas ocasiões, podemos encontrar em praias arenosas ou baixios com profundidade até 03 metros. Alimentam-se de peixes e camarões, com predominância dependendo do local. 

Sua pesca é simples, não requer altos investimentos, varas de 20 lbs providas de molinete ou carretilha, linhas de 17 á 20 lbs, traduzindo monofilamento (28 á 37 mm) ou multifilamento (0,19 mm), os anzóis podem variar dependendo das espécies encontradas ente 2/0 á 6/0.

Os maiores exemplares normalmente são fisgados no fundo e o movimento isca é importante para o ataque do peixe. Baixar e levantar a isca provocando o peixe seja com as naturais ou artificiais “Jig” você poderá ter sucesso em sua pescaria.

A Corvina aparece em nossos anzóis o ano todo, mas nos meses de janeiro e fevereiro são ótimos para sua pescaria, portanto não perca tempo, vá curtir e fisgar belos exemplares.

 

Como pescar Tucunaré

 

Essa espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, especialmente no Brasil, também conhecido como Tucunaré-açu, Tucunaré-paca, Tucunaré-pinima, Tucunaré-pitanga, Tucunaré-vermelho ou Tucunaré-pretinho, são peixes de porte médio, têm em média de 50 a 60 centímetros e pesam uma média entre 3 a 10 quilos. Existem, no total, 14 espécies diferentes de Tucunaré. É um peixe ósseo, mas o que mais atrai os pescadores é a disputa que ele proporciona quando há um fisgado certeiro. Costumam ficar na meia água e frequentam regiões onde há estruturas ou vegetação submersa abundante.

Como pescar Tucunaré

 

Como pescar Tucunaré

Local

Os Tucunarés preferem ficar às margens em meio a vegetação e objetos submersos, porém abaixo da superfície, em meia água.

 

Equipamento

Para a pesca em rios ou lagos em meio a natureza, é aconselhável o uso de varas de número entre 8 a 10 de ação média a pesada, para que seja possível efetuar um arremesso com iscas de tamanho maior. Nesse tipo de pesca, também é aconselhável uma linha de 20lb a 26lb (entre 0,35 e 0,45 mm).

Nas represas ou lagos artificiais, uma vara número 6 de ação rápida a média e linha de 15lb a 20lb (entre 0,25 e 0,35 mm) será o necessário para obter bons resultados com Tucunarés de até 5 quilos.

Isca

O Tucunaré ataca praticamente qualquer tipo de isca artificial. Essa é a modalidade preferida dos pescadores que praticam a pesca esportiva e têm preferência pela pesca do Tucunaré. Nessa modalidade, as iscas de superfície têm mais popularidade pela emoção da pancada que o peixe causa na água depois de ser fisgado. Para a pesca com isca artificial, as mais recomendadas são as iscas de superfície que trabalham como a zaras, jump minnows, poppers, hélices ou sticks.

Para o pescador que prefere as iscas soft também há oportunidade. Os Tucunarés realmente não resistem a um lambari em meia água. Sem chumbo e presos pelo orifício de respiração ou pelo dorso, é fisgada na certa.

Dica

Os Tucunarés, as vezes, não atacam de primeira. É recomendável que você insista em arremessos num mesmo local e sempre procure a margem.

Confronto

Todo pescador sabe que os Tucunarés são bons de briga, além de serem um lindo troféu também.

Deixe a fricção solta, ela é uma ferramenta importante para acalmar o peixe antes de começar a recolher a linha.

Na pesca de superfície, a fisgada é geralmente muito forte, principalmente se estiver utilizando a técnica de pesca com mosca (fly fishing), então não perca de vista sua vara.

Embora com as iscas soft a fisgada seja um pouco mais leve por conta da isca estar submersa, ainda assim será uma boa puxada que irá trazer muita emoção ao pescador porém, quem já pescou utilizando iscas de superfície sabe a emoção especial que dá sentir a fisgada de um Tucunaré.

Trabalhe bem o peixe e tenha paciência. Esse peixe é bem briguento e fará de tudo para escapar, principalmente quando estiver a sua vista – é ai que ele vai brigar com todas suas forças.

É um excelente troféu para tirar fotos e mostrar a seus amigos. Tenha o prazer de soltar quem te deu também prazer em capturar e compartilhar emoções.

Translate this Page



Partilhe esta Página